Primavera P6 ou Primavera Cloud?
Primavera P6 ou Primavera Cloud? Veja as principais diferenças destes dois produtos, On premisse x Cloud, serviço SaaS ou infraestrutura própria, licenciamento do Primavera.
BLOG
Joyce Gomes da Silveira
11/20/20193 min ler


1º fator de decisão: Ter internet disponível
A aplicação Primavera P6 Professional, on premisse, ainda é muito utilizada e até priorizada, principalmente na engenharia. Alguns preferem inclusive utilizar o Banco de Dados SQLite, para uso standalone e não em rede porque a obra onde estão ainda está com infraestrutura sem disponibilidade de internet. Sim.... isto ainda acontece 😔 . Acontece e muito quando se sai das grandes cidades. Se a internet do lugar da sua obra for ruim, não vale a pena investir em cloud... melhor ficar standalone mesmo.
A aplicação Primavera P6 EPPM, precisa de internet, e tem que ser instalada num servidor próprio.
Mas, pense bem, se há internet disponível no lugar em que você está, uma excelente solução é ir para a nuvem! A intensão é agilidade na conexão, e que seja por qualquer dispositivo, facilmente, sem que seja necessária qualquer instalação.
As opções em nuvem são:
OPC: Oracle Primavera Cloud
P6 Professional: Pode instalar usando o banco de dados em nuvem com a opção P6 Professional cloud Conection
2º Fator: Facilidades do SaaS (software-as-a-service)
•Fácil acesso, de onde estiver, por vários dispositivos
•Redução de custos com TI (servidores...)
•Segurança
•É necessário somente acesso à internet
•Alta disponibilidade, não precisa de instalação em máquina local.
Você sabia que Existe que além do Oracle Primavera Cloud, existe a possibilidade de você colocar o seu Primavera P6 em núvem, sendo núvem da Oracle (acima de 25 licenças), ou algum outro serviço de núvem que você escolher instalar e disponibilizar).
Na família de produtos Primavera, não somente o Primavera P6 está Cloud, mas também: O Primavera Unifier, também pode ser vendido cloud ou on premisse.
Em relação ao Primavera P6, sempre foi comercializada a licença "perpétua" (Poderá utilizar pra sempre). Ou comprar um tempo de uso no serviço SaaS, como se fosse um aluguel por uso temporário, na núvem, sem necessidade de servidor próprio, banco de dados... uma economia grande!
Primavera P6 Professional: você já consegue conectá-lo a um servidor na núvem. você pode usá-lo com o banco de dados SQLite (standalone - instala em sua própria máquina), ou em rede com banco de dados próprio (SQL Server ou Oracle), ou, usar conectado a um serviço cloud, o que sai bem mais barato!!!
Primavera P6 EPPM: Pode ser instalado em servidor próprio da empresa, e usa necessariamente um banco de dados SQL Server ou Oracle. Mas também pode ser um serviço cloud, acima de 25 licenças. E terá a facilidade de optar pelo que o cloud oferece, por exemplo, de não precisar desta infraestrutura (servidor, banco de dados, instalação...) Isto já diminui bastante os custos de implantação!
Oracle Primavera Cloud (OPC): aplicação web, conectado a núvem da Oracle, com disponibilidade em qualquer lugar. Rápido, fácil, intuitivo. Na aquisição é necessário o mínimo de 5 usuários para aderir a assinatura. Com o OPC você consegue fazer a gestão do seu projeto e portfólio e outra vantagem é a área de Gerenciamento de Riscos, a qual permite fazer a simulação de Monte Carlo! E o mais interessante é que esta parte de Riscos já vem no módulo Schedule (de projetos e recursos), sem precisar pagar mais nada de licença por isto.
3º Fator: Diferenças no licenciamento
Nestes produtos da família Primavera o processo de licenciamento muda. Claro que os produtos "On Premisse" possuem valor de investimento mais alto, pois são de licenciamento perpétuo.
Já os produtos cloud são pagos por subscrição, como uma assinatura, por tempo de uso.
E aí? Já está aí pensando, decidindo que caminho seguir?
Vai permanecer no "on Premisse" ou vai para a Núvem?
As aplicações "On premisse" ainda são comercializadas atualmente. Aquelas em que você adquire a licença, instala a aplicação no seu servidor ou standalone. Ainda existe e ainda é bastante utilizado.
Mas é preciso pensar se vai permanecer com ela ou se vai partir para o uso cloud/núvem.
Os softwares estão cada vez mais “cloud”, acompanhando uma tendência mundial por softwares em nuvem.


Por Joyce Gomes da Silveira
Este artigo foi inicialmente publicado no endereço a seguir, em 20/11/2019, e depois trazido para este novo site: https://sosimplificar.blogspot.com/2019/11/primavera-cloud-ou-primavera-p6.html
Veja mais no Blog...
Fale com a Joyce
joyce@sosimplificar.com.br
Redes Sociais
Links importantes
+55 (13) 3303 8144
CNPJ: 37.291.727/0001-85 Só Simplificar - 2025




Ou com desconto à vista no:
Aceitamos pagamentos:
13 99174 3856

