Primavera P6 25
Saiu o Primavera 25.12! Conheça aqui as novidades!
BLOG
Joyce Gomes da Silveira
12/18/20258 min ler


A Oracle Primavera disponibilizou no dia 15/12/2025 o último release P6 25.12.
Lembro que os usuários empresariais de Primavera que o acessam diretamente da nuvem Oracle, já possuem o Primavera 25 desde o início do ano, o qual, mês a mês foi sendo inserido com principalmente melhorias de performance, ou retirada de bugs, melhorias de funcionalidades temos poucas, as quais descrevo a seguir.
Não há muitas mudanças gritantes, há algumas melhorias. Se algum usuário antigo visualizar apenas não perceberá as mudanças "de cara", por exemplo, verifique que na imagem acima, neste post, há uma imagem de tela do Primavera, e não se nota alterações em relação a versões anteriores, dando uma sensação de que está tudo igual, mas não!
Inclusive, se sua empresa é cliente Oracle Primavera, e paga a taxa anual para ter direito aos releases e suporte, mas usa servidor e banco de dados próprios, recomendo a migração para a nova versão, para usufruir sempre do software em seu último release, e aproveitando a retirada de bugs e melhoria de performance.
Entre as principais alterações estão:
Global Change Report
Você pode reduzir a necessidade de definir filtros complexos em seu layout antes de iniciar uma alteração global. Na caixa de diálogo do relatório de alterações globais, você pode selecionar para aplicar algumas alterações, mas não outras, antes de confirmar a alteração. Você pode visualizar cada uma das linhas selecionadas pelo filtro na definição da alteração global e, em seguida, incluir ou excluir linhas individualmente antes de confirmar a alteração:


Alertas em alteração de status
Alerta se a alteração do status de uma atividade puder causar a desordem das atividades. Para ser alertado se uma alteração feita no status de uma atividade puder resultar em um progresso fora de sequência (Out of Sequence - OOS), marque a opção "Avisar sobre atividades fora de sequência" na guia Assistência da caixa de diálogo "Preferências do Usuário".
Esta mensagem será exibida somente se você modificar uma atividade manualmente. A mensagem não será exibida se uma atividade for desordenada por Aplicar Valores Reais, Atualizar Progresso ou qualquer outro procedimento automatizado.
Para ver uma lista das atividades predecessoras que estão causando a desordem da atividade, clique em Exibir na caixa de mensagem. A lista também mostra o status de cada atividade predecessora e sua relação com a atividade que você está tentando modificar. Se desejar impedir que outras alterações feitas durante a sessão acionem a mensagem, marque a opção "Não me pergunte novamente sobre isso" na caixa de mensagem:


Se você tentar iniciar ou concluir uma atividade cujos predecessores com um relacionamento de término para início ainda não foram concluídos.
Se você tentar concluir uma atividade cujos predecessores com um relacionamento de término para término ainda não foram concluídos.
Se você tentar iniciar ou concluir uma atividade cujos predecessores com um relacionamento de início para início ainda não foram iniciados.
Se você tentar concluir uma atividade cujos predecessores com um relacionamento de início para término não foram iniciados.
Se você fizer qualquer alteração em um relacionamento que possa interromper o andamento da atividade.
Se você fizer qualquer alteração em um relacionamento entre atividades que já estão fora de andamento.
Inclusive, além da definição do Out of Sequence, houve a inclusão nesta guia da sessão de escolha do Responsible Manager ao copiar um projeto. Em relação ao uso ou não dos Wizards não é novidade, sempre teve.
Melhorias com Baselines
Atribuições de Linha de Base Importadas de XML: Ao importar um projeto juntamente com suas linhas de base de um arquivo XML, você pode escolher se deseja importar as atribuições de linhas de base como linha de base do projeto (BL), linha de base primária (BL1), linha de base secundária (BL2) e linha de base terciária (BL3). As linhas de base e as atribuições devem estar presentes no arquivo XML que você importa e você deve usar uma ação de importação que permita atualizações em um projeto existente. As atribuições de linha de base importadas são aquelas que estavam atribuídas no momento em que o projeto foi exportado.
Maior clareza na manutenção de linhas de base: Você pode visualizar o ID de uma linha de base ao clicar nela na caixa de diálogo Manter linhas de base (Mantain Baselines):


Atualizar linha de base de acordo com vários filtros: Ao atualizar uma linha de base, você pode selecionar se deseja atualizar as atividades que correspondem a vários filtros. Você pode escolher se deseja atualizar as atividades que correspondem a todos os filtros ou as atividades que correspondem a qualquer um dos filtros selecionados. Essa questão de fazer para todas atividades ou só nas de alguns filtros já tinha antes, o que melhorou foi a escolha dos filtros default da ferramenta, globais ou filtros seus de usuário:


Melhoria no carregamento de dados grandes no P6 Professional
A transferência de objetos de dados grandes do banco de dados para a memória de acesso rápido do computador (o que chamamos de "carregar" os dados) pode afetar o desempenho do P6 Professional. Alguns dos maiores objetos de dados usados pelo P6 Professional são calendários, blocos de anotações e as seções "Notas para Recursos" e "Feedback de Recursos" na guia Detalhes do Feedback da janela Atividades. Até agora, a maioria desses objetos de dados grandes era carregada quando você abria um projeto. No entanto, se um projeto for extremamente grande, a necessidade de carregar todos esses dados ao abri-lo pode causar atrasos. Em certas circunstâncias, pode ser mais eficiente carregar esses objetos de dados grandes somente quando necessário.
Uma nova opção foi adicionada à guia Filtros de Inicialização (Startup filters) da caixa de diálogo Preferências do Usuário.
Se a opção 'Carregar objetos de dados grandes sob demanda' estiver ativada, esses objetos de dados grandes serão carregados principalmente no momento que causar o menor atraso possível ao abrir um projeto.
Se essa opção estiver desativada, os objetos de dados grandes serão carregados principalmente conforme necessário. Especificamente, se a opção 'Campos de dados de texto grandes' estiver ativada:
- Todos os dados do calendário global e a maioria dos dados do calendário do projeto são carregados quando você faz login no P6 Professional. Exceções às definições padrão dos calendários do projeto (por exemplo, tempo não útil irregular e feriados) são carregadas quando você abre o projeto, a menos que os dados sejam necessários para calcular uma coluna no layout selecionado, caso em que serão carregados quando você fizer login no P6 Professional.
- As anotações para recursos e o feedback dos recursos são carregados quando você seleciona a atividade associada, a menos que uma das colunas esteja visível no layout selecionado, caso em que serão carregadas quando você abrir o projeto.
- Os tópicos do bloco de anotações são carregados quando você seleciona a atividade associada. Se a opção "Campos de dados de texto grandes" estiver desativada.
- Todos os dados do calendário global são carregados quando você faz login no P6 Professional. Todos os dados do calendário do projeto são carregados quando você abre o projeto.
- As notas para recursos e o feedback dos recursos são carregados quando você abre o projeto associado, a menos que a coluna esteja visível no layout selecionado, caso em que os dados são carregados quando você faz login no P6 Professional.
- Os tópicos do notebook são carregados quando você abre o projeto associado. A opção "Campos de dados de texto grandes" está ativada por padrão e a Oracle recomenda que você não a desative, a menos que enfrente atrasos significativos ao abrir projetos grandes.


Confira e escolha as linhas de base para exportar: Ao fazer o check-out de projetos, seja para XML ou para um banco de dados local, você pode conferir as linhas de base associadas aos projetos. Os cálculos de valor agregado exigem dados de linha de base; portanto, conferir as linhas de base com o projeto permite avaliar o valor agregado dos projetos em check-out:


Melhor visibilidade do Tempo e Esforço Restantes para concluir
Dois novos campos proporcionam uma visão aprimorada da quantidade de tempo e esforço necessários para concluir o escopo de trabalho restante. O campo "Tempo Estimado para Conclusão" (Estimated Time to Complete) divide a duração original pelo índice de desempenho programado (Scheduled performance index - SPI), fornecendo uma projeção da duração necessária para concluir o trabalho com base na eficiência da mão de obra.
O campo "Tempo Estimado para Conclusão - Unidades de Trabalho" divide as unidades de trabalho planejadas pelo desempenho programado (unidades de trabalho) para fornecer uma projeção do esforço de trabalho necessário para concluir o escopo de trabalho restante.
Esses novos campos auxiliam na avaliação da eficiência da mão de obra, na previsão da disponibilidade de recursos e na identificação de possíveis atrasos devido à queda de produtividade. Os novos campos estão disponíveis nos níveis de atividade e atribuição e podem ser adicionados como colunas na visualização em grade e na guia "Detalhes das Atribuições" da página "Atividades". Essas colunas também são visíveis na guia "Detalhes do Valor Agregado" da página "Atribuições". Elas também estão disponíveis para filtragem, agrupamento, classificação, rótulos de barra e rótulos de caixa da rede de atividades.


Melhoria nos logs de Scheduling / Leveling
Na seção "Marco de conclusão e predecessores têm calendários diferentes" (Finish milestone and predecessors have different calendars), do registro de agendamento e nivelamento (Log do cálculo), foram adicionadas colunas para ajudar você a identificar as atividades predecessoras afetadas. Além do nome e ID da atividade do marco, do projeto responsável e das datas de início e término, agora você pode ver o nome do calendário que ela utiliza. Você também pode ver os nomes e IDs das atividades predecessoras, os calendários que elas utilizam e os projetos aos quais pertencem para facilitar sua análise.


Fale com a Joyce
joyce@sosimplificar.com.br
Redes Sociais
Links importantes
+55 (13) 3303 8144
CNPJ: 37.291.727/0001-85 Só Simplificar - 2025



Ou com desconto à vista no:
Aceitamos pagamentos:
13 99174 3856
