red and white abstract painting

Primavera P6 24

"What´s new?" O que tem de novo no release do Primavera P6 24? Conheça as principais novidades.

Joyce Gomes da Silveira

12/17/20244 min ler

Pra quem já é usuário do Primavera não é mais novidade que a Oracle deixa disponível em seu site de downloads uma versão consolidada anualmente, com todas as alterações acumudadas durante o ano, sempre ao final de cada ano, no meio de dezembro.

E não foi diferente desta vez, pois no dia 13/dez/2024, disponibilizou esta versão: P6 24.12. Lembrando que nesta versão, consolida as mudanças realizadas durante todo o ano de 2024, e 12, pois foi no mês 12.

Alguns usuários de Primavera já puderam o prazer em testar, pois na verdade, algumas mudanças foram sendo lançadas desde janeiro. São os usuários que possuem o Primavera P6 disponibilizado em núvem da Oracle. (Não confundir com o outro produto da Oracle, o OPC - Oracle Primavera Cloud, são produtos diferentes). Sim, o P6 pode ser utilizado a partir de uma instalação em núvem da Oracle. Mas isto não é para pequenos usuários, só para empresas que possuem mais de 25 usuários que é oferecida esta possibilidade. Os demais podem instalar em rede em seus servidores próprios.

E o que foi modificado neste release? A maior parte foi correção de bugs, melhoria de performance (inclusive do banco de dados SQLite), mas pouca alteração em funcionalidades e na aparência. Aos olhos mais desatentos não perceberiam mudanças em somente bater o olho. Então, o que mudou de fato?

Veja a lista completa do que mudou durante 2024 em: https://docs.oracle.com/cd/E64687_01/EPPM/EPPM_CFO.html?product=p6%20professional&version=24.12

Entre no link e indique qual verão você tinha em relação a 24 e aí verá a lista. Como você já tem o link acima, nem colocarei aqui. Mas vou comentar algumas destas mudanças aqui, as mais significativas.

Na minha opinião, a melhoria mais interessante foi:

Unlink Activities (Desvincular actividades)

É possível desvincular atividades de seus sucessores e predecessores usando a opção Unlink Activities (Desvincular atividades), no menu Editar do Diretório de Atividades. Basta selecionar as atividades que estão linkadas, clicar no botão direito e vai aparecer a opção de Unlink, que eu marquei de amarelo pra ficar mais evidente.

Gostei de terem aprimorado esta funcionalidade porque antes dava um trabalhão para desvincular e agora ficou mais fácil. Outra coisa interessante é que quando você seleciona várias atividades e usa a opção desvincular, apenas as relações entre as atividades selecionadas são removidas. As relações entre as tarefas selecionadas e as tarefas que não foram selecionadas permanecerão intactas.

Unlink Activities
Unlink Activities

Preview Changes Before Committing to Updating a Baseline (Visualizar alterações antes de se comprometer com a atualização de uma linha de base)

Isto realmente fazia falta! Pois agora que a caixa de diálogo está toda dividida, já dá melhor visibilidade. Antes era tudo muito "junto e misturado", a separação deu organização inclusive ao pensamento. Então você faz as alterações desejadas e vem atualizar a baseline, mas tem a chance de conferir, de ter um "preview", ver previamente como ficou, se é isso mesmo...

Funciona como um "checklist", pois é possível visualizar as alterações que seriam feitas nos dados da linha de base antes de se comprometer a fazer as alterações. Depois de visualizar as alterações, é possível ajustar as configurações e visualizar novamente quantas vezes forem necessárias antes de atualizar a linha de base. Veja no final da caixa de diálogo os botões de Preview, Update...

Update baseline
Update baseline

Choose Whether to Import Responsible Managers From XER File (Escolha se pretende importar gestores responsáveis do ficheiro XER)

A escolha do Responsible Manager está agora disponível como um tipo de dado na aba Global do modelo de importação XER. Por padrão, o P6 Professional importará os gerentes responsáveis com a opção Keep Existing, mas você pode selecionar Do Not Import para evitar que os gerentes responsáveis de outra estrutura OBS sejam importados para a sua. Em alternativa, pode selecionar a opção Update Existing para assegurar que a sua estrutura OBS é actualizada quando o ficheiro é importado.

Export the Entire Hierarchical Code Value Path to CPP (Exportação de todo o caminho do valor do código hierárquico para CPP)

Uau, isto também dava trabalho! E agora ficará mais simples quando o seu código possuir vários subníveis.

No documento What´s New eles informaram:

"Muitos dos elementos de dados que você exporta com seus arquivos CPP podem ser mapeados para os Códigos de Atividades. Por padrão, o P6 Professional exporta apenas os valores dos códigos. Entretanto, se você possui vários níveis hierárquicos para seus códigos de atividade, você pode configurar o modelo de exportação para exportar o caminho hierárquico completo para o valor do código selecionando “Include code value path” quando você mapear um código no modelo de exportação CPP. A exportação resultante incluirá o caminho completo para o valor do código relevante com pontos entre cada nível hierárquico, por exemplo, ENG.Elec.Micro.Interface."

Milestone Activities Support All Relationship Types (As tarefas de marco suportam todos os tipos de relacionamento)

Agora uma mudança conceitual, pois agora será possível você atribuir qualquer tipo de relacionamento a uma atividade de marco no P6 Professional.

Isto inclui:

  • Você pode importar projetos independentemente dos tipos de relacionamento atribuídos às atividades de marco no projeto.

  • Você pode copiar e colar tarefas de marco sem perder nenhum dos seus relacionamentos.

  • Você pode alterar o tipo de uma tarefa em um projeto ou em uma baseline para um marco de início ou de fim sem perder nenhum de seus relacionamentos.

O tipo de relação padrão para relações que se conectam a um marco de início ou de fim é de fim para início (FI). A secção “Marcos com relações inválidas” dos registos de Programação e Nivelamento foi renomeada para “Actividades de marco com relações atípicas”.

As mudanças vão continuar acontecendo e as próximas ficarão disponibilizadas na próxima versão.

Por Joyce Gomes da Silveira